O Autor

Lycio Vellozo Ribas

fotoGraduado em Publicidade e em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná, Lycio Vellozo Ribas é jornalista esportivo desde 1998, ano em que começou a trabalhar no Jornal do Estado (atual Bem Paraná), em Curitiba. Era subeditor de esportes durante a Copa do Mundo de 1998. Depois, chegou aos cargos de editor e secretário de redação, que ocupou durante as Copas de 2002, 2006 e 2010.
Mas a carreira como pesquisador de informações sobre futebol começou mesmo em 1982. De porte de um álbum de figurinhas, ele acompanhou o Mundial daquele ano – , assim como milhões de brasileiros, sentiu-se órfão de uma seleção que jogava bonito, mas não levou o título. Ali começou a busca por informações sobre aquele que é o maior espetáculo da Terra. Aos 14 anos, redigiu e diagramou, numa máquina de escrever, um livro sobre Copas do Mundo — originais que não foram publicados, mas que serviram de ponto de partida para a atual obra. A admiração por futebol também lhe rendeu outra paixão, a coleção de camisas de futebol. Raridades como a da Alemanha de 1954, a da União Soviética de 1982 e a do Brasil de 2002 (com duplo forro e apenas quatro estrelas) ajudaram a ilustrar o livro.

4 pensamentos sobre “O Autor

  1. Joao Pedro Urbano

    Na Verdade Na copa de 1990 o Uniforme Da Costa Rica nao era pra ganhar a confiança da torçida usando um uniforme parecido com o da juventus era o clube La Libertad Que Fazia 75 anos durante o mundial Vencido Pelos Alemaes Pena que Conejo Se contudiu 😛

  2. Carlos Saldanha

    Excelente livro, porem como todos os livros, falta o esquema tático.
    Gostaria de ver o esquema tático de todas as seleções desde 1930.
    Ninguém nunca fez.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *