Fifa divulga pôster da Copa de 2018; Yashin é a estrela

A Fifa apresentou, nesta terça-feira (28), o pôster oficial do Mundial 2018, na Rússia. O cartaz exibe o lendário goleiro russo Lev Yashin.

Poster 2018b

Considerando-se toda a história do futebol russo e de todas as ex-repúblicas da União Soviética (entre 1920 e 1991), Yashin é o futebolista mais proeminente. Primeiro, porque é o único, dentre todos os jogadores da região em todos os tempos, a estar em quatro Copas do Mundo – foi titular em 1958, 1962 e 1966 e reserva e 1970. Segundo, porque foi o primeiro a ganhar uma bola de ouro da France Football, em 1963. O atacante Blokhin igualou o feito em 1975. Terceiro, porque Yashin é considerado por muitos o melhor goleiro de todos os tempos.

No pôster, Yashin realiza uma defesa – a bola é metade retro e metade preenchida com o mapa da Rússia. Ele está à frente de um fundo geométrico de cor verde e de influência soviética.

“O estilo dos cartazes pós-construtivistas soviéticos das décadas de 1920 e 1930, a sua linguagem visual única, uma nova e fresca poesia de imagens figurativas, tornou-se um dos elementos mais importantes e reverenciados da cultura russa”, disse o artista Igor Gurovich, criador do pôster, ao site da Fifa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *