Compartilhe o post "Tite chama estreantes para testar reservas para a seleção"
O técnico Tite fez nesta sexta-feira (15/9) a convocação para os dois últimos jogos das Eliminatórias para a Copa de 2018, contra Bolívia e Chile. Com o Brasil, já classificado, o treinador pode abrir uma fase de testes para a equipe. E chamou quatro novidades: o lateral Danilo (Manchester City-ING), os volantes Fred (Shakhtar Donetsk-UCR) e Arthur (Grêmio) e o atacante Diego Tardelli (Shandong Luneng-CHN). Arthur é calouro; os outros ainda não haviam sido lembrados pelo treinador.
A convocação desta sexta é a antepenúltima antes de se fechar a lista para a Copa de 2018. Ainda restam duas para amistosos em 2018.
O recado é claro: está aberta a fase final de testes para reservas na seleção. Até segunda ordem, o time titular está definido com Alisson; Daniel Alves, Marquinhos, Miranda e Marcelo; Casemiro, Renato Augusto e Paulinho; Philippe Coutinho (Willian), Gabriel Jesus e Neymar. As novidades da lista indicam que Tite busca um reserva para Daniel Alves, opções para os volantes – Arthur e Fred sabem marcar e sair jogando – e uma atacante versátil que, eventualmente, possa atuar nas três posições de frente.
São esses testes na reta final das Eliminatórias que costumam definir o grupo. Parreira fez isso em 2005 e Dunga repetiu a estratégia em 2009. Nesse último caso, o atacante Nilmar garantiu a convocação para 2010 ao fazer um gol na Bolívia.
Fechar o grupo nesses testes, contudo, pode ser uma armadilha. Dunga caiu nela ao ignorar jovens com bom potencial em 2010, casos de Neymar e Ganso. Luiz Felipe Scolari também caiu nela e se deu mal quando vários jogadores do grupo viraram o fio e caíram de produção no ano seguinte.
Confira os convocados:
Goleiros:
Alisson (Roma-ITA)
Ederson (Manchester City-ING)
Cassio (Corinthians)
Laterais:
Dani Alves (Barcelona-ESP)
Danilo (Manchester City-ING)
Marcelo (Real Madrid-ESP)
Filipe Luis (Atlético de Madri-ESP)
Zagueiros:
Miranda (Inter de Milão-ITA)
Marquinhos (PSG-FRA)
Thiago Silva (PSG-FRA)
Jemerson (Monaco-FRA)
Meio-campistas:
Arthur (Grêmio)
Diego (Flamengo)
Fred (Shakhtar-UCR)
Casemiro (Real Madrid-ESP)
Fernandinho (Manchester City-ING)
Paulinho (Barcelona)
Philippe Coutinho (Liverpool-ING)
Renato Augusto (Beijin Guon_CHN)
Willian (Chelsea-ING)
Atacantes:
Diego Tardelli (Shandong Luneng-ING)
Neymar (PSG-FRA)
Gabriel Jesus (Manchester City-ING)
Roberto Firmino (Liverpool-ING)