A consolidação de Espanha, Inglaterra e Rússia. E a primeira vez da Bósnia

Espanha, Inglaterra, Bósnia-Herzegovina e Rússia. Esses quatro países estão garantidos na Copa do Mundo de2014, que será no Brasil. Os três primeiros venceram seus jogos na tarde desta terça-feira (15/10) e os russos conseguiram um suficiente empate nas Eliminatórias da Europa. Também foram definidos os oito países que vão à repescagem continental: Romênia, Portugal, Grécia, Ucrânia, Islândia e França se somam aos já garantidos Croácia e Suécia.

A tabela da repescagem, por sinal, pode colocar um confronto entre Portugal e França, que vale uma vaga. Os franceses, que não estão bem no ranking europeu, vão ficar no “pote 2”, o das equipes menores, ao lado de Islândia, Romênia e Suécia. Portugal, Croácia, Grécia e Ucrânia ocupam o pote 1. Os times do pote 1 enfrentam os do 2.

No Grupo I, o único que concentrava dois campeões mundiais – a Espanha, atual detentora do íitulo, e a França, que triunfou em 1998 – deu a lógica. Mais bem posicionados na tabela, os espanhóis só dependiam de um empate, em casa, contra a Geórgia, pra se classificar. O jogo seguiu as previsões: a Espanha teve ampla superioridade em posse de bola (75%), mais de 20 finalizações e gols, que é bom, só fez dois, com Negredo e Mata. Suficiente para ficar em primeiro lugar e empurrar a França – que bateu a Finlândia por 3 a 0 – para a repescagem.

Grupo I

Espanha 2 x 0 Geórgia

França 3 x 0 Finlândia

No grupo F, a Rússia se encontrava em situação semelhante à dos espanhóis: dependia apenas de um empate no último jogo. E foi o que aconteceu contra o Azerbaijão, em Baku. O time da casa saiu atrás e empatou nos descontos da partida. Nada que impedisse a festa russa. Portugal, por sua vez, derrotou Luxemburgo por 3 a 0, em casa. Mas, sem Cristiano Ronaldo, só conseguiu marcar gols depois que um jogador rival foi expulso, aos 28 minutos do primeiro tempo. Vai à repescagem.

Grupo F

Israel 1 x 1 Irlanda do Norte

Azerbaijão 1 x 1 Rússia

Portugal 3 x 0 Luxemburgo

Pelo grupo G, a Bósnia-Herzegovina fez história ao vencer a Lituânia por 1 a 0, fora de casa, com gol de Vedad Ibisevic. O resultado deixou o time à frente da Grécia no saldo de gols – ambos terminaram com 25 pontos – e colocou a seleção bósnia pela primeira vez na Copa do Mundo. Um prêmio para quem buscava o ataque. Tanto que os bósnios marcaram 29 gols em 10 jogos (saldo de 24 gols pró) e a Grécia, que derrotou o esquálido Liechtenstein por 2 a 0, notabilizou-se por vencer com placares econômicos (normalmente, 1 a 0). O saldo foi de 8 gols pró. Aos gregos, a repescagem.

Grupo G

Grécia 2 x 0 Liechtenstein

Lituânia 0 x 1 Bósnia-Herzegóvina

Letônia 2 x 2 Eslováquia

O grupo H foi o único que teve alternância na disputa pelo primeiro lugar. Antes da rodada começar, a Inglaterra liderava, com 19, seguida pela Ucrânia (18). Enquanto os ingleses empatavam sem gols com a Polônia, em Wembley, os ucranianos enchiam de gols a equipe de San Marino. A alegria ucraniana durou até o momento em que Rooney marcou 1 a 0 a favor dos ingleses. No fim, Gerrard ampliou: 2 a 0, placar que deixou os ingleses em primeiro. Os 8 a 0 da Ucrânia sobre San Marino só valeram para a equipe ir à repescagem. Montenegro, que tinha 15 pontos e ainda sonhava com a repescagem, perdeu em casa para a Moldávia por 5 a 2.

Grupo H

Inglaterra 2 x 0 Polônia

San Marino 0 x 8 Ucrânia

Montenegro 2 x 5 Moldávia

No grupo E, a Suíça já havia garantido vaga por antecipação. Quem fez história foi a Islândia, que ficou em segundo lugar na chave ao empatar com a Noruega em 1 a 1 e garantiu vaga na repescagem. A Islândia nunca foi a uma Copa. A teve uma ajudazinha dos suíços, que derrotaram a Eslovênia – que ainda brigava por vaga na repescagem – por 1 a 0.

Grupo E

Suíça 1 x 0 Eslovênia

Noruega 1 x 1 Islândia

Chipre 0 x 0 Albânia

No grupo A, os líderes belgas e croatas tropeçaram. A Bélgica, que obteve a vaga direta, empatou em casa com País de Gales. E a Croácia, já garantida na repescagem, caiu diante da Escócia.

Grupo A

Sérvia 5 x 1 Macedônia

Escócia 2 x 0 Croácia

Bélgica 1 x 1 País de Gales

No grupo C, a Alemanha (já classificada) e a Suécia (na repescagem) se enfrentaram em Estocolmo. Os suecos fizeram três gols nos alemães. E os alemães, cinco. A equipe germânica se classificou com 28 pontos e 35 gols marcados em 10 jogos. Só não obteve 100% de aproveitamento  porque deixou escapar pontos diante da Suécia, na segunda rodada. O confronto entre os dois, que se encaminhava para uma goleada alemã por 4 a 0, se transformou em um empate por 4 a 4.

Grupo C

Suécia 3 x 5 Alemanha

Irlanda 3 x 1 Cazaquistão

Ilhas Faroe 0 x 3 Áustria

No grupo D, a já classificada Holanda deu uma mãozinha à Romênia. Os vice-campeões mundiais enfrentaram a Turquia, até então a segunda colocada do grupo, e aplicaram 2 a 0. Os romenos agradeceram e, ao bater a Estônia pelo mesmo placar, garantiram-se na repescagem.

Grupo D

Romênia 2 x 0 Estônia

Turquia 0 x 2 Holanda

Hungria 2 x 0 Andorra

O grupo que ficou sem classificar ninguém para a repescagem foi o B. Bulgária, Dinamarca e República Tcheca se embolaram e somaram poucos pontos. Para efeito de classificação para a repescagem, nos grupos com seis seleções os jogos contra a pior equipe são desconsiderados. Dessa forma, os 6 a 0 que a Dinamarca impôs a Malta se mostraram inúteis. O grupo B mostrou ser “zicado”. A Itália, que confirmou o favoritismo ao se classificar para a Copa com duas rodadas de antecedência, empatou com a Armênia (2 a 2), em casa, e por isso corre risco de não ser cabeça-de-chave na Copa no Mundial. Os cabeças-de-chave serão definidos pelo ranking da Fifa e, na atualização prevista para outubro, a Azzurra deverá perder a 7ª posição para a Suíça. A Fifa já determinou que os cabeças de chave serão o Brasil e os sete melhores do ranking de outubro.

Grupo B

Dinamarca 6 x 0 Malta

Itália 2 x 2 Armênia

Bulgária 0 x 1 Rep. Tcheca

Um pensamento sobre “A consolidação de Espanha, Inglaterra e Rússia. E a primeira vez da Bósnia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

No Banner to display