Alemanha, Bélgica e Suíça garantem vaga na Copa do Mundo 2014

Alemanha, Bélgica e Suíça carimbaram, nesta sexta-feira (11/10), o passaporte para a Copa do Mundo de 2014, que será no Brasil. Os três venceram seus jogos na rodada – a penúltima das Eliminatórias Europeias – e se consolidaram na liderança de seus grupos com uma rodada de antecedência.

Falta uma rodada para o classificatório se encerrar. Na Europa, há nove grupos, sendo oito grupos com seis países e um com cinco. O primeiro colocado de cada chave garante vaga direta ao Mundial. Os oito melhores segundos colocados serão divididos em quatro jogos de mata-mata, em uma repescagem. Os vencedores desses jogos vão à Copa.

No grupo A, a Bélgica venceu a Croácia por 2 a 1, fora de casa. O jogo confrontava as únicas equipes ainda com chances no grupo. Com a vitória, os belgas foram a 25 pontos. Os croatas, com 17, estão garantidos na repescagem.

Sexta-feira, 11/10/2013

País de Gales 1 x 0 Macedônia

Croácia 1 x 2 Bélgica

No grupo C, a Alemanha só precisava de um empate contra a Irlanda, em casa. Vencer era supérfluo, mas os alemães golearam por 3 a 0 e foram a 25 pontos. A rodada definiu também quem vai à repescagem: a Suécia. Ao vencer a Áustria por 2 a 1, os suecos saltaram para 20 pontos, contra 14 de Áustria, que ainda tinha chances.

Sexta-feira, 11/10/2013

Alemanha 3 x 0 Irlanda

Ilhas Faroe 1 x 1 Cazaquistão

Suécia 2 x 1 Áustria

No grupo E, a Suíça selou a classificação ao derrotar a Albânia por 2 a 1. Os suíços foram a 21 pontos. A Islândia, que nunca foi a uma Copa do Mundo, derrotou Chipre por 2 a 0 e preservou a segunda posição, com 16 pontos. Disputa a vaga na repescagem contra a Eslovênia, que foi a 15 pontos ao fazer 3 a 0 na Noruega. Na última rodada, a Islândia enfrenta a Noruega, fora de casa. A Eslovênia também joga fora de casa, com a Suíça.

Sexta-feira, 11/10/2013

Islândia 2 x 0 Chipre

Albânia 1 x 2 Suíça

Eslovênia 3 x 0 Noruega

Grupos com disputa aberta

No grupo I, a Espanha só depende de um empate, em casa, contra a Geórgia, para garantir a classificação. No único jogo da chave nesta sexta-feira, a campeã mundial bateu a Bielorrússia por 2 a 1, em casa, e foi a 17 pontos – três acima da França. Na última rodada, os franceses precisam vencer a Finlândia, em casa, torcer contra os espanhóis e ainda passar à frente no saldo de gols – hoje, a Espanha tem 9 gols de saldo e a França, 6.

Sexta-feira, 11/10/2013

Espanha 2 x 1 Bielorrússia

No grupo H, a Inglaterra goleou Montenegro por 4 a 1, foi a 19 pontos e afastou o rival – que estacionou nos 15 – da disputa pela vaga direta. A Ucrânia, que bateu a Polônia por 1 a 0, está com 18 e ainda no páreo. Montenegro, outrora líder do grupo, hoje briga apenas pela repescagem. Mas para chegar lá precisa vencer a Moldávia e torcer por uma derrota da Ucrânia contra… San Marino, aquele time que perdeu todos os jogos e só fez um gol. De olho nessa “moleza”, os ucranianos precisam vencer e secar a Inglaterra, que recebe a Polônia, para ficar com a vaga direta. Se não der certo, irão à repescagem.

Sexta-feira, 11/10/2013

Ucrânia 1 x 0 Polônia

Inglaterra 4 x 1 Montenegro

Moldova 3 x 0 San Marino

O grupo G está com a disputa restrita entre Bósnia-Herzegovina e Grécia. Ambos venceram nesta sexta-feira – 4 a 1 em Liechtenstein e 1 a 0 na Eslováquia, respectivamente – e foram a 22 pontos. Um deles abocanha a vaga direta e o outro fica na repescagem. Na última rodada, a Bósnia joga contra a Lituânia, fora de casa, e a Grécia recebe Liechtenstein.

Sexta-feira, 11/10/2013

Bósnia-Herzegóvina 4 x 1 Liechtenstein

Lituânia 2 x 0 Letônia

Grécia 1 x 0 Eslováquia

No grupo F, a Rússia ficou perto da vaga direta à Copa. Venceu Luxemburgo por 4 a 0, fora de casa, e foi a 21 pontos. Ainda contou com uma ajuda de Portugal, que apenas empatou com Israel (1 a 1) e ficou com 18 pontos. O tropeço ocorreu graças a uma falha do goleiro Rui Patrício, em reposição de bola. Apenas russos e lusos têm chances. Na última rodada, a Rússia visita o Azerbaijão e Portugal enfrenta Luxemburgo em casa.

Sexta-feira, 11/10/2013

Portugal 1 x 1 Israel

Luxemburgo 0 x 4 Rússia

Azerbaijão 2 x 0 Irlanda do Norte

Grupos já definidos

No grupo D, a Holanda havia garantido vaga com duas rodadas de antecedência. Nesta sexta-feira, o time goleou a Hungria por 8 a 1. Os húingaros, que estavam em segundo na chave, estacionaram nos 14 pontos e viram Turquia e Romênia subirem para 16. Apenas esses três tem chance de vaga. Na repescagem. A última rodada tem os seguintes jogos: Hungria x Andorra, Romênia x Estônia e Turquia x Holanda. Tudo pode acontecer para os mandantes.

Sexta-feira, 11/10/2013

Estônia 0 x 2 Turquia

Holanda 8 x 1 Hungria

Andorra 0 x 4 Romênia

No grupo B, em que a Itália havia se classificado com duas rodadas de antecipação, há quatro times brigando pelo segundo lugar: Bulgária (13 pontos), Dinamarca (13), República Tcheca (12) e Armênia (12). Malta tem apenas 3. Porém, é provável que o segundo colocado deste grupo não consiga a vaga na repescagem. Apenas os oito melhores segundos colocados dos grupos seguem vivos.

Sexta-feira, 11/10/2013

Malta 1 x 4 Rep. Tcheca

Armênia 2 x 1 Bulgária

Dinamarca 2 x 2 Itália

Um pensamento sobre “Alemanha, Bélgica e Suíça garantem vaga na Copa do Mundo 2014

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

No Banner to display