França e Inglaterra irão à repescagem?

Os jogos das Eliminatórias Europeias para a Copa do Mundo de 2014 disputados nesta terça-feira (26/3) complicaram a vida de duas campeãs mundiais: França e Inglaterra. Os ingleses começaram o grupo H como favoritos e neste dia disputariam a liderança da chave contra Montenegro, um filhote ex-Iugoslávia que nunca foi a uma Copa do Mundo. Os franceses, por sua vez, lideravam o grupo I, à frente da poderosa Espanha, e só dependiam de si para garantir o primeiro lugar na chave e, por consequência, a vaga direta à Copa. Os resultados do dia, porém, deixaram ambos em segundo nos respectivos grupos (ver abaixo). E o destino dos segundos colocados dos grupos europeus é disputar a repescagem.

Grupo A

Pelo Grupo A, Bélgica e Croácia seguem liderando, com 16 pontos cada. Eles venceram a Macedônia por 1 a 0, em casa, enquanto que os croatas superaram País de Gales, por 2 a 1, longe de sua torcida. Os belgas levam ligeira vantagem nos critérios de desempate e ocupam a primeira colocação. Em terceiro lugar, com apenas 7 pontos, a seleção da Sérvia derrotou a Escócia por 2 a 0, em casa.

Sérvia 2 x 0 Escócia

País de Gales 1 x 2 Croácia

Bélgica 1 x 0 Macedônia

Grupo B

A seleção da Itália segue exibindo campanha consistente no Grupo B. Venceu Malta por 2 a 0, fora de casa, e manteve a liderança da chave, com 13 pontos. São três de vantagem sobre a Bulgária, e os italianos ainda têm um jogo a menos. No jogo em La Valetta, o goleiro italiano Buffon acumulou a 126ª partida pela seleção. Igualou-se ao ex-capitão Paolo Maldini como o segundo jogador que mais atuou pela seleção. Os dois só são superados pelo zagueiro Fabio Cannavaro, com 136.

Armênia 0 x 3  Rep. Tcheca

Dinamarca 1 x 1 Bulgária

Malta 0 x 2 Itália

Grupo C

A Alemanha fez a lição de casa. Em Nuremberg, enfrentou novamente o Casaquistão, derrotado na rodada passada. Desta vez, aplicou 4 a 1. E só levou gol porque o goleiro Neuer vacilou ao tentar sair jogando com os pés, perdeu a bola e viu Schmidtgal reduzir a vantagem dos anfitriões no placar. A Alemanha chegou aos 16 pontos no Grupo C. Tem um jogo a mais que a vice-líder Áustria e dois a mais que a Suécia. Mas estas duas equipes têm apenas 8 pontos.

Alemanha 4 x 1 Cazaquistão

Irlanda 2 x 2  Áustria

Grupo D

A Holanda vence pela sexta vez em seis partidas no grupo D. Desta vez, goleou a Romênia por 4 a 0. O time soma 18 pontos e lidera com folga a chave. A segunda posição da chave pertence à Hungria, que empatou com a Turquia por 1 a 1, em Istambul. Pelo mesmo grupo, a Estônia venceu Andorra por 2 a 0, em casa.

Estônia 2 x 0 Andorra

Turquia 1 x 1 Hungria

Holanda 4 x 0 Romênia

O grupo E não teve jogos nesta terça-feira

Grupo F

A seleção de Portugal voltou a enfrentar dificuldades, mas segue firme na luta por uma vaga na Copa. Em Baku, os portugueses derrotaram o Azerbaijão por 2 a 0, em partida válida pelo Grupo F. Com a vitória, Portugal chegou aos 11 pontos após a disputa de seis jogos. Mesma pontuação de Israel, que venceu a Irlanda do Norte por 2 a 0, fora de casa, e reassumiu a segunda colocação no saldo de gols. Os russos, com 12 pontos e dois jogos a menos que Israel e Portugal, lideram.

Azerbaijão 0 x 2 Portugal

Irlanda do Norte 0 x 2 Israel

O grupo G não teve jogos nesta terça-feira.

Grupo H

A seleção inglesa perdeu uma boa chance de se aproximar da vaga direta à Copa ao empatar em 1 a 1 com Montenegro, em Podgorica. Atuando fora de casa, a equipe de Rooney e Gerrard saiu na frente logo aos seis minutos do primeiro tempo, mas se fechou demais com a vantagem e permitiu o empate dos donos da casa na etapa final. O resultado manteve a Inglaterra na segunda colocação do Grupo H, com 12 pontos, justamente atrás de Montenegro, que tem 14 e hoje garantiria a única vaga direta da chave para o Mundial.

Ucrânia 2 x 1 Moldávia

Polônia 5 x 0 San Marino

Montenegro 1 x 1 Inglaterra

Grupo I

No único jogo do grupo I, a Espanha derrotou a França por 1 a 0 e tomou a liderança da chave. Com o resultado, conquistado em pleno Stade de France, em Paris, os atuais campeões mundiais foram a 11 pontos, contra 10 dos rivais. O gol foi de Pedro, no segundo tempo. Agora, os espanhóis dependem apenas da próprias forças para garantirem a classificação direta à Copa. Eles só não podem tropeçar em seleções menores, como fizeram na última sexta-feira, quando empataram com a Finlândia em casa.

França 0 x 1 Espanha

Grupo E PG J V E D GP GC SG %

Suíça

Suíça 11 5 3 2 0 7 1 6 73

Albânia

Albânia 9 5 3 0 2 6 5 1 60

Islândia

Islândia 9 5 3 0 2 6 5 1 60

Noruega

Noruega 7 5 2 1 2 6 6 0 47

Chipre

Chipre 4 5 1 1 3 4 8 -4 27

Eslovênia

Eslovênia 3 5 1 0 4 4 8 -4 20

3 pensamentos sobre “França e Inglaterra irão à repescagem?

  1. Pasquale Reese

    As Eliminatórias Africanas para a Copa do Mundo de 2014 contam com a participação de 52 países, sendo que 40 disputam a fase de grupos. Os líderes de cada chave garantem vaga na terceira fase, onde são divididos em dois grupos, no sistema eliminatório de duelos de ida e volta. Os cinco melhores colocados asseguram um lugar no torneio disputado em território brasileiro no próximo ano.

  2. Robert Johnson

    As Eliminatórias Africanas para a Copa do Mundo de 2014 contam com a participação de 52 países, sendo que 40 disputam a fase de grupos. Os líderes de cada chave garantem vaga na terceira fase, onde são divididos em dois grupos, no sistema eliminatório de duelos de ida e volta. Os cinco melhores colocados asseguram um lugar no torneio disputado em território brasileiro no próximo ano.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

No Banner to display