Brasil cai para 11º lugar no ranking da Fifa

O Brasil perdeu nada menos que seis posições no ranking da Fifa, atualizado nesta quarta-feira (4). De quinto lugar em junho, a equipe aparece agora em 11º lugar. É a pior colocação na história. Para essa queda, pesaram as recentes derrotas em amistosos para México (2 a 0) e Argentina (4 a 3), em partidas disputadas no último mês, nos Estados Unidos. Além disso, foram descartados três jogos disputados pelo Brasil em junho de 2008: as derrotas para Venezuela, em um amistoso, e Paraguai, pelas Eliminatórias da Copa de 2010, ambos por 2 a 0, e o empate por 0 a 0 com a Argentina, também pelo classificatório para o último Mundial. Por outro lado, a Eurocopa 2012 e a Copa das Nações da Oceania tiveram nítida repercussão na lista.
A Espanha conseguiu ampliar a vantagem no topo da lista de maneira expressiva ao defender o título europeu. saltou de 1.456 pontos para 1.691. A diferença de pontos em relação ao segundo colocado — em junho, o Uruguai — estava em 164 pontos. Agora, saltou para 189 pontos a mais que o atual segundo colocado, a Alemanha.

Derrotada por 4 a 0 a final da Eurocopa, a Itália também foi recompensada pelo desempenho no torneio continental com um retorno ao grupo dos dez primeiros ece em sexto lugar.

Já os semifinalistas derrotados, Portugal (5º, +5) e Alemanha (2º, +1), melhoraram as respectivas classificações, assim como Inglaterra (4º, +2), Grécia (12º, +3), República Tcheca (18º, +9) e os anfitriões Polônia (54º, +8) e Ucrânia (46º, +6). A Holanda, por sua vez, caiu quatro postos e agora está na 8ª colocação.

Por sua vez, o Taiti fez enorme progresso graças à surpreendente vitória na Copa das Nações da Oceania, galgando 41 postos até a 138ª colocação e garantindo vaga na Copa das Confederações da FIFA do ano que vem em solo brasileiro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

No Banner to display