Eliminatórias da Ásia encerram fase e entram na reta final

As Eliminatórias Asiáticas para a Copa do Mundo de 2014 definiram, nesta quarta-feira (29/2), os últimos classificados à quarta fase. Havia apenas quatro vagas ainda em jogo, já que seis seleções tinham se garantido por antecedência. A quarta fase terá 10 times — os dois primeiros de cada grupo da terceira fase — e vai distribui-los em dois grupos de cinco cada. Os dois melhores de cada um desses grupos garantem vaga na Copa. Os dois terceiros colocados duelam em mata-mata. Quem vencer disputará a repescagem contra o quinto colocado da América do Sul.

Grupo A
Um dos classificados por antecipação era o Iraque, treinado pelo ex-craque Zico. A equipe garantiu em grande estilo o primeiro lugar no grupo, ao golear a Indonésia por 7 a 1, na cidade de Doh (Qatar). A equipe de Zico fico à frente da Jordânia, já classificada e que caiu diante da China (3 a 1), em Guangzhou, e terminou a fase com a segunda melhor campanha: 15 pontos e saldo de 10 gols positivos. Apenas o Ubzequistão (ver abaixo) teve pontuação superior.

6ª rodada, 29/02/12
China 3 x 1 Jordânia
Iraque 7 x 1 Cingapura

Grupo B
Coreia do Sul e Líbano estavam perto das duas vagas do grupo e as obtiveram. Os coreanos venceram o Kuwait por 2 a 0, foram a 13 pontos e, por tabela, ajudaram o Líbano, que perdeu para o lanterna Emirados Arabes por 4 a 2 e ficou nos mesos 10 pontos de antes. Se o Kuwait (8 pontos) tivesse vencido em Seul, teria derrubado a equipe libanesa.

6ª rodada, 29/02/12
Coreia do Sul 2 x 0 Kuwait
Emirados Árabes Unidos 4 x 2 Líbano

Grupo C
Uzbequistão e Japão haviam garantido a vaga com antecedência e duelavam apenas pelo simbólico primeiro lugar da chave. E a seleção uzbeque surpreendeu, ao vencer por 1 a 0, fora de casa, em Toyota. Com o triunfo, chegou aos 16 pontos, avançou em primeiro lugar e obteve a melhor campanha entre todas as seleções asiáticas nesta fase. O Japão ficou em segundo. No mesmo grupo, estava a Coreia do Norte, adversária do Brasil na Copa de 2010. O paredão coreano funcionou no grupo — foi vazado apenas quatro vezes —, mas o ataque ficou devendo: fez somente três gols, sendo um no empate em 1 a 1 com o lanterna Tadjiquistão. Este, por sinal, somou neste jogo seu único ponto no grupo.

6ª rodada, 29/02/12
Tadjiquistão 1 x 1 Coreia do Norte
Japão 0 x 1 Uzbequistão

Grupo D
A Austrália ratificou o primeiro lugar no Grupo D, com 15 pontos, ao vencer a Arábia Saudita por 4 a 2. E, curiosamente, ajudou a seleção de Omã a ficar em segundo. Ao derrotar a Tailândia por 2 a 0, em casa, Omã somou 8 pontos e passou à frente dos árabes, que estacionaram nos 6 pontos com a derrota em Melbourne. A equipe omanesa conseguiu a proeza (Sem trocadilhos) de se classificar com apenas três gols marcados e saldo de -3 gols.

6ª rodada, 29/02/12
Austrália 4 x 2 Arábia Saudita
Omã 2 x 0 Tailândia

Grupo E
O Irã tinha se classificado antecipadamente. E a última vaga do Grupo E foi definida apenas nos instantes finais da rodada. O Qatar a garantiu, ao arrancar um empate com o Irã por 2 a 2, com um gol aos 41 minutos do segundo tempo da partida. O Bahrein precisava de uma goleada homérica sobre a Indonésia e conseguiu: 10 a 0. Mas também precisava de uma derrota do Qatar, que acabou empatando o jogo.

6ª rodada, 29/02/12
Bahrein 10 x 0 Indonésia
Irã 2 x 2 Qatar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

No Banner to display