Nigéria 2 x 2 Coreia do Sul – o sucesso do quarto poder

Em tese, a Coreia do Sul era apenas a quarta força do grupo, atrás de Nigéria e Grécia e a anos-luz da Argentina. Isso apesar da tradição em relação — disputou mais mundiais que nigerianos e gregos. Nesta terça-feira (22/6), conseguiram provar força, resistiram à pressão e se classificaram para a segunda fase, ao empatar em 2 a 2 com a Nigéria. Foi a quatro pontos, ficou em segundo lugar no grupo B e agora terá o Uruguai pela frente.

A Coreia só precisava de um empate, e atuou da forma de sempre. Mesmo assim, os prognósticos indicavam que a Nigéria poderia se classificar. Bastava uma vitória simples e uma derrota dos gregos diante dos argentinos — algo bastante provável. O sonho parecia se realizar a partir dos 12 minutos, quando Uche abriu o placar a favor dos africanos. Mas os pragmáticos coreanos empataram ainda no primeiro tempo, com Lee Jung-Soo, após cobrança de falta. E viraram a partida na etapa final, gol de Park Chu-Young, de falta.

A partir daí, coube aos asiáticos resistir à pressão. Aos 23 minutos, Yakubu recebeu um passe açucarado e, mesmo com o gol aberto e desprotegido à sua frente, conseguiu tocar para fora. Um minuto depois, ele mesmo cobrou um pênalti e empatou. A notícia de que a Grécia perdia o jogo paralelo animou os nigerianos. No fim, Martins saiu livre de frente para o gol, mas tocou para fora. Estava garantida a vaga coreana.

NIGÉRIA 2
Enyeama; Odiah, Yobo (Echiejille), Shittu e Afolabi; Etuhu, Ayila, Obasi e Uche; Kanu (Martins) e Yakubu (Obinna). Técnico: Lars Lagerback

COREIA DO SUL 2
Jung Sung-Ryong; Cha Du-Ri, Lee Jung-Soo, Cho Yong-Hyung e Lee Young-Pyo; Kim Jung-Woo, Ki Sung-Yueng (Kim Jae-Sung), Lee Chung-Yong, Park Ji-Sung e Yeom Ki-Hun (Kim Nam-Il); Park Chu-Young (Kim Dong-Jim). Técnico: Huh Jung-Moo

Gols: Uche (12-1º), Lee Jung-Soo (38-1º), Park Chu-Young (4-2º), Yakubu (24-2º)
Local: estádio Moses Mabhida, em Durban
Juiz: Olegário Benquerenca (Portugal)
Cartões amarelos: Eneyama, Ayila, Obasi (N); Kim Nam-Il (C)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

No Banner to display